quinta-feira, 2 de setembro de 2010

HISTÓRIA DA VOLKSWAGEN..............................................................


Em 2008, a Volkswagen completou 55 anos no Brasil como a maior montadora no mercado nacional. Do Fusca ao Fox, a marca trilhou uma história de tradição e sucesso no País, que recebeu a primeira fábrica fora da Alemanha. Durante mais de meio século, acumulou recordes como mais de 17 milhões de veículos montados (entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus). No mercado interno, vendeu quase 15 milhões de veículos e exportou 2,3 milhões de unidades para mais de 50 países em todos o mundo. Em 2008, apresentará uma nova família de automóveis brasileiros. Atualmente, sua linha de produtos é a maior do mercado com 17 modelos nacionais e importados.

Esta renovação da linha, iniciada em 2002 com a chegada do Polo, teve seu ponto máximo em 2003, com o lançamento do modelo Fox. Brasileiro de “nascimento”, renovou a forma de criar e produzir carros. Um conceito inovador, desenvolvido ao redor do passageiro.

Com o aquecimento da demanda por vendas no mercado nacional em 2007, a Volkswagen já anunciou novas contratações e ampliação da capacidade produtiva, aumentando os turnos de trabalho em suas fábrica. Além disso, anunciou um investimento de R$ 123 milhões para ampliação da fábrica de motores, em São Carlos (SP). Até setembro deste ano, a capacidade produtiva passará de 1.800 para 2.700 motores por dia.

Com mais de 21 mil empregados, é a única fabricante de veículos que possui cinco fábricas em todo Brasil, sendo uma exclusiva para a produção de motores. Também está inserida em todos os segmentos do mercado, incluindo a operação de caminhões e ônibus. Segundo a publicação “Melhores e Maiores”, elaborado pela revista Exame, é a 5ª maior empresa do País e a 6ª que mais paga impostos.






O Passado


Desde os primeiros tempos da Volkswagen, o logo com a letras V e W juntas dentro de uma "bolacha", foi o símbolo da DAF (Deutsche Arbeitsfront), um tipo de sindicato da antiga fábrica Volkswagen GmbH. Este logo foi registrado em 1938.

O logotipo "cruzado" da Volkswagen foi registrado em outubro de 1948 no Departamento Alemão de Patentes em Munique e, desde então, tem sido usado em diferentes variantes. Já foi levemente modificado, preto no branco, mais tarde azul no branco ou branco no preto ou azul. Em 2000 foi feita uma adaptação tridimensional.

Após a 2a Guerra a companhia foi tomada pelo ingleses. O Major britânico Ivan Hirst decidiu que a partir de 1945 a "bolacha" com as letras V e W deveria ser o logo oficial da Volkswagen. Até hoje o criador deste logo é desconhecido.

O Presente e o Futuro

O logo da Volkswagen também foi envolvido por muitas décadas e adaptado continuamente às necessidades da marca e suas possibilidades técnicas. Essa contínua evolução continuou até 2000. A atual versão do logo da Volkswagen é usada desde então. Sua aparência tridimensional está em linha com os mais altos padrões da marca, sem perder sua familiaridade, desde 2000.

A cor azul foi fortemente moldada à identidade da marca Volkswagen. Hoje é considerada por muitas pessoas como "a cor Volkswagen". Ao lado do cinza metálico, o azul usado no logo Volkswagen é uma das cores primárias da marca. É reconhecida como amigável, essencial e inovadora - características com os quais a marca se identifica estreitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário